Resenha Guia para o Jejum Equilibrado – Kenneth E. Hagin

 


A leitura proposta traz alguns pontos importantes sobre o jejum. De fato, é um remédio e ao mesmo tempo vacina para mim diante de tantas informações, recebidas sobre o assunto lido. Na minha caminhada cristã o jejum foi apresentado para mim como algo difícil e que somente os santos de verdade podiam viver uma vida de jejum. Porém as verdades principais deste livro abriram os olhos do meu entendimento para o assunto. Essas verdades centrais o Pastor Kenneth E. Hagin, as citam logo na introdução, são as razões bíblicas para jejuarmos: servir ao Senhor, impor as mãos sobre os pastores para enviá-los e recorrer a Deus em momentos de aflição.

Na antiga aliança o jejum é apresentado como um ato de humilhação, rendição e esvaziamento de si diante de Deus. Moisés passou quarenta dias no monte sem água e pão, porém a Palavra declara que ele foi assistido ou envolvido por Deus. Já na Nova aliança o Apostolo Paulo não faz referência específica para a igreja sobre o assunto. O Pastor Hagin cita que: Jejuar, não deve ser tão importante quanto algumas pessoas nos levam a acreditar. Nos evangelhos temos orientações de Jesus mostrando que jejuar é algo pessoal, entre mim e Deus. Não é um ato público. No livro de Atos lemos a respeito de Cornélio, um gentio convertido ao judaísmo, jejuando buscando direcionamentos de Deus (At 10:30-31)

O ponto que o irmão Hagin mostra é que temos poucas referencias bíblicas sobre o jejum, principalmente orientações especificas para a Igreja. No Novo Testamento o propósito para o jejum, conforme o irmão Hagin orienta era para as seguintes condições: servir a Deus, ordenar homens ao ministério ou buscar o Senhor em momentos de extrema aflição.  Uma situação que o jejum não funcionará seria para salvação de almas, para isso Jesus ordenou que devemos ir por todo o mundo e pregar a Palavra (Mc 16:15).  Um outro ponto que o jejum também não terá efeito é para o avivamento. Lemos na Bíblia que a Palavra é o poder de Deus, então devo  alimentar dela para o avivamento.

Jejum não tem relação com expulsar demônios, para isso temos o nome poderoso de Jesus, porém o jejum nos deixa sensíveis ao Espírito Santo. Tudo que precisamos já foi disponibilizado por Jesus (1 Jo 4:4). Cristo me substituiu na cruz, pagando toda minha dívida.  É necessário um autocontrole no jejum para não sair do prumo da Palavra.

O ato de jejuar não muda Deus, mas tem o poder de mortificar a minha carne deixando meu espírito sensível ao Espírito Santo. A vida de jejum que o Pastor Hagin desenvolveu fora direcionada pelo Espírito Santo, inclusive a restringir de alguma alimentação. No entanto ele sempre obteve êxito em seu ministério. O jejum traz o domínio sobre a carne.

Com o jejum eu posso servir ao Senhor sem esperar algo em troca. Quando adoro ao Pai eu o sirvo. No tempo de aflição o jejum deixa a carne fraca, a alma quieta e o espírito conectado com o Senhor. O Pastor Hagin cita: “Embora jejuar em si não produza cura, essa prática pode preparar o caminho em algumas instâncias” (pg 49). Ele tirar as distrações.

Não há solidão na vida de quem serve a Deus. Basta olhar para dentro, que verá o Espírito Santo amigo fiel. Por isso a melhor orientação para o jejum vem dEle. (Jo 14:18a).

O que tiro para minha edificação é que o jejum é algo que todos podem viver e praticar sem peso, sem acusações, porém orientada de forma leve e prazerosa. É a vida que Jesus estabeleceu ao implantar o Reino do Céus aqui na terra, leve e suave. Jejuar não irá me deixar mais salvo ou menos crente, mas poderá me conduzir a patamares de intimidades com o Pai.

 

Kéller Maviane Fernandes Rodrigues Peres

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jogral

Sugestão de Estudo Bíblico Para Círculo de Oração (10 semanas)

Idéia de Trabalho Para Visitação com Mulheres