Sugestão de Estudo Para o Mês do Lar (Maio)


Tema: "Meu Lar, um quebra-cabeça?"
Gálatas 5.16-22

Objetivo: A maioria das famílias tem problemas com relação ao domínio próprio, a mansidão, a paciência e a fidelidade, o que torna a vida no lar um verdadeiro quebra-cabeça. O objetivo deste estudo é levar as famílias a um viver cada vez mais concernente com a Palavra de Deus e mais frutífero em todos os aspectos, sendo o Fruto do Espírito manifestado na vida de cada integrante do lar.

Desenvolvimento: Em uma reunião especial, explicar o tema proposto, ler o texto acima e pedir
que cada uma reflita e ore durante o mês, perguntando-se: "Meu lar é um lar amoroso, alegre,
onde se manifesta a bondade e a mansidão, onde todos são fiéis a Deus?" A seguir, distribuir a cada irmã a silhueta de uma casa e as quatro peças do quebra-cabeça (modelo abaixo). Só não deve ser distribuída a parte central (a cruz), que será entregue na reunião de encerramento do mês.

Motivos de oração:

1ª semana - Orar por mais amor e alegria no lar.
2ª semana - Orar por paz e longanimidade no lar.
3ª semana - Orar por benignidade, bondade e fidelidade no lar.
4ª semana - Orar por mansidão e domínio próprio no lar.

Reunião de encerramento: Convidar todos os familiares para este estudo.
O dirigente do trabalho preparará alguns círculos (no mínimo 15). Em nove deles, estarão escritas as qualidades do Fruto do Espírito, e, nos demais, algumas das obras da carne.

Explanação - No texto lido, o apóstolo Paulo ordena aos crentes que andem no Espírito e explica a grande luta existente entre a carne e o Espírito. Muitas vezes, nosso lar se transforma num quebra-cabeça, por causa de determinados pecados como... (o dirigente apresenta os círculos com algumas das obras da carne). Essas coisas destroem o relacionamento familiar. É isso desejamos? Não! Paulo nos ensina, então, como transformar nosso lar num lugar maravilhoso, onde todos têm prazer de estar e conviver uns com os outros. Mas, para isso, é preciso que andemos no Espírito. Só assim poderemos afirmar: "Meu lar não é um quebra-cabeça! E sabem por quê?

1 - Porque em meu lar existem amor e alegria.
2 - Porque em meu lar existem paz e longanimidade.

               3 - Porque em meu lar existem benignidade, bondade e fidelidade.
               4 - Porque em meu lar existem mansidão e domínio próprio.

À medida que o dirigente vai citando cada qualidade (vai fixando, em um painel, o círculo correspondente), discorre sobre a importância e os benefícios de cada parte na vida dos membros da família e na vida do lar como um todo.

Explanação - Todos podemos ter essas qualidades em nosso lar, mas o que vai justamente unir e conservar tudo isso é o andarmos no Espírito. O dirigente cola o galho (simbolizando o "andar
no Espírito") que une e sustenta a figura formada (semelhante a um cacho de uvas), e, a seguir, pede que cada irmã cole na silhueta de sua casinha de cartolina as partes com os motivos de oração do mês.

Explanação final- Os círculos sobre os quais falamos e os motivos pelos quais oramos são justa-
mente as partes do Fruto do Espírito, fruto que deve estar presente na vida de cada um de nós. Mas sabemos que sem a presença do Senhor Jesus nada disso será possível. A figura central do nosso lar tem de ser Cristo! - distribuir e pedir que colem a cruz central que une as partes do quebra-cabeça na casinha - Que Deus seja glorificado em nosso lar e nunca nos queixemos dizendo que vivemos num lar quebra-cabeça, mas que possamos manifestar o Fruto do Espírito em nossa vida e assim ver Cristo unir, cimentar, ser o centro de nossa família! Amém!

Lembrancinha Para o Mês da Família
Casinha Porta-Fósforo com imã de geladeira

Material: Você vai precisar de cartolina amarela para o corpo da casa; vermelha para o telhado; e branca para a porta. Ao armar a casinha, ficará um vão central no qual é colocada a caixa de fósforos. Enfeite a parede da frente com pequenas flores de pano. Cole um imã forte na parede detrás para prender na geladeira.

Atenção: As partes da casa estão desenhadas ao lado, porém, em tamanho reduzido. Utilize as medidas indicadas para confeccionar as suas lembrancinhas.

Nota: As idéias acima foram extraídas da Revista SAF – Ano 47 / 2º Trimestre de 2001

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jogral

Sugestão de Estudo Bíblico Para Círculo de Oração (10 semanas)

Idéia de Trabalho Para Visitação com Mulheres