ABORTO - Uma experiência de perda


Mesmo que abortos sejam descritos na Bíblia, a palavra "aborto é bastante usada no Antigo Testamento, mas não o é no Novo Testamento. A palavra hebraica shakoi é traduzida como "aborto" ou "abortar" (Êx 23.26; Os 9.14). Outras formas por "perda" em relação as crianças. Estar grávida é estar "com criança" (Êx 21.22). Abortar, uma situação de luto e de perda, é não ter a oportunidade de manter uma criança desde a concepção até a vida fora do útero.

Enquanto a criança se desenvolve no útero, um laço emocional entre mãe e filho estabelece-se e cresce em força. A criança não nascida responde a coisas do ambiente interno e esterno (Lc 1.41). A profundidadeda dor quese segue ao aborto varia de acordo com o laço que já se havia formado entre os pais e a criança ainda no útero (Pv 13.12). O aborto de uma grávida que apenas observava a briga entre dois homens, por exemplo, era passível de severa punição (Êx 21.22). A multa, proposta pelo pai e imposta pelo juiz, deveria ser determinada conforme o estágio de desenvolvimento da cirança.

Oséias disse que a morte de criançã ainda no ventre seria uma das consequências da desobediência deliberada e do afastamento da aliança que o Senhor tinha feito com Israel (Os 9.13-16). O aborto, no entanto, não é visto comom penalidade ou julgamento que atinge mulheres por causa de seus pecados pessoais. Ao contrário, é uma consequência da vida num mundo caído (Rm 5.12,14).

Tanto pai como mãe compartilham a perda de seu filho e precisam ser confortados pelos amigos cristãos (EC 3.4; Rm 12.15). Os pais podem precisar ser relembrados de que o amor de Deus cerca o feto e que está participando do desenvolvimento da criança no útero (Sl 139.13-14). A "criança que nunca viu a luz do dia" está descansando (Jó 3.16-17). Essas crinaças, mesmo que estejem fora da vida aqui na terra, são especiais para Deus (Mc 10.14), e os pais cirstãos irão um dia reunir-se a elas (2Sm.1223).


A mulher que quer fazer diferença deve buscar força iterior em lugar de auto-suficiência (Joyce B. Gage).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jogral

Sugestão de Estudo Bíblico Para Círculo de Oração (10 semanas)

Idéia de Trabalho Para Visitação com Mulheres