Dia Nacional de Missões


(segundo domingo de setembro)

APOTEOSE

CENÁRIO: 20 pessoas, tendo faixas com o nome de cada Estado do Brasil (ao centro Brasília, envolta na bandeira brasileira).


AMAZONAS
Verdes matas, riquezas incontáveis
tenho, em meu seio ubérrimo e fecundo,
gratas miragens, rios cristalinos,
possuo mais que o resto deste mundo!

PARÁ
Quente, rica, esta terra se exprime
por seu povo sadio e seu dulçor;
Oriente brasileiro, oculta o bronze
onde a raça fundiu o seu amor!

MARANHÃO
Pequeno, encravado em terra densa,
sou sentinela alada do Brasil;
dei à Pátria mil gênios, que a fizeram
mais luzente, mais brava, mais viril!

CEARÁ
Terra da luz, terra do sol luzente,
das serras no alcantil todo incrustado.
Quando a seca azorraga, o céu se inclina
e me dá mais virtudes e sou guardado!


PIAUÍ
Dos vales ‘té às serras, nas caatingas,
geme o gado e revoa o passaredo;
Fortuna em caixa forte sou da Pátria,
em mim não , temor nem vaga o medo !
RIO GRANDE DO NORTE

Estrela pequenina do Nordeste,
cada vez mais sublime em seu portento.
Ao gigante brasílio que desperta,
pronto estou para dar o meu sustento.

PARAÍBA
No ra-rã das porteiras gemedoras,
no gritar dos meus carros vagarosos,
pela estrada do progresso vou marchando,
à frente vendo dias mais ditosos!

PERNAMBUCO
Fanal luzindo sobre o mar bravio,
ergo bem alto a trompa da alvorada
e desperto o meu povo para a g1ória
de ser feliz e amar a Pátria amada.

ALAGOAS
Dos marechais, terra e beo sobranceiro,
enchi de heróis os cantos do ps;
Não encontrei em meu caminho a inércia,
nem primazias, nem grandezas quis.

SERGIPE
Cantei as glórias do Brasil querido
pelo cérebro ardente doa meus filhos;
fui princesa - habitei entre riquezas,
fui rosa agreste - vivi entre junquilhos!

BAHIA
Monumento da terra brasileira,
fui Rio Branco, Castro Alves e fui Rui,
berço da Pátria – mão nacional
cujo heroísmo não cai nem diminui!

ESPIRITO SANTO
Um rubi que na costa apenas brilha,
mas vigia a grandeza do Brasil;
Canaã de fartura e de bondade,
pálio de amor por sob um céu de anil!

MINAS GERAIS
Geme o gado no vale ou na montanha,
trabalha o lavrador na terra ingente;
alterosas, risonhas, perfumosas,
as almas vibram, vibra a nossa gente.

RIO DE JANEIRO
Cidades, cafezais, riquezas tantas,
campeiam num progresso admirável;
e eu vou cantando, e o canto meu se avulta,
penetrando o infinito indecifrável.

SÃO PAULO
Sacrário pátrio. Caçador de pérolas,
bandeirantes da fé e do progresso;
para vencer, para subir, voar,
não vejo impasse nem perigos meço!

PARANÁ
Frio, mas belo e frio e morno,
acalento o viajor no meu gasalho;
para fazer o Brasil mais rico e nobre
é que luto nas lides do trabalho.

SANTA CATARINA
Humilde, pequenina, a voz alteio,
e louvo os feitos que dons meus confiro;
o ar saudável do clima mui sadio
na libação nacional respiro!

RIO GRANDE DO SUL
Do extremo sul, quase em entranhas terras,
fito, ao longe, as terras do Brasil;
e a sua gente adoro; e as suas minas
e os seus mares e os céus todos de anil!

MATO GROSSO
A araponga é o ferreiro das f1orestas,
E o mundo inteiro ergue-se para o amar.
O Brasil é o celeiro deste mundo;
É a garganta da pátria a clarinar.

GOIÁS
Do centro vejo a grandeza desta terra
e exulto e estremeço no meu esto
aqui, contente, de te amar, ó Pátria amiga,
o meu anseio inteiro manifesto.

BRASÍLIA
Lançando o olhar por sobre a densa esteira
de corações que vibram nesta terra amada do Brasil,
alegremente rio; e ao mesmo tempo choro
por ver a alma robusta do meu povo, tão nobre e tão viril,
jazendo em demagoga ignorância e em trevas se abismar!

Ai! Quanta dor eu sinto, ó doce Pátria,
por ver teus filhos todos
no pecado metidos cruelmente, acérrimo, fatal,
entrando a perdição de par em par!

Que o evangelho de ti se assenhoreie, para tua felicidade!
E que a ti, o Deus supremo e justo,

que ama as nações onde almas vagueiam - te revele a verdade !

E Jesus, que, morrendo no madeiro, seu sangue derramou,
Exulte de alegria por salvar-te como a nós já salvou!
E o pendão auriverde ainda drapeje, sereno, altivirente,
Como o símbolo da paz; do evangelho pregado a toda gente!
E as almas de todos os brasileiros, num canto angelical,
Retumbem, dando glórias e aleluias ao Pai Celestial

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jogral

Sugestão de Estudo Bíblico Para Círculo de Oração (10 semanas)

Idéia de Trabalho Para Visitação com Mulheres