A MULHER DO LAR


A. A mulher do lar e o propósito de Deus Gên. 2:18-24; Ecl. 4:9-12
1. .Ajudadora.
O Hebraico desta palavra significa auxiliar, socorrer ou ajudar; ajudante (#5828 - Strong.s). Esta palavra já vem de uma outra raiz (#5826 - Strong.s) que significa cercar, rodear, envolver; proteger, defender; ajudar. Esta ocorrência em Gênesis 2:18 da palavra .ajudadora. é a primeira vez que ela está usada na Bíblia e é traduzida ajuda também em muitos versículos na Bíblia.
.Ajudar. é o princípio básico para a mulher existir. É a primeira causa de ser criada. O homem é o primeiro formado, a cabeça, o líder e o exemplo do lar. A mulher foi criada para ajudá-lo a preencher todas estas posições e ajudá-lo nestas tarefas. É para ela fazer esta .ajuda. sem usurpar as posições dele e com respeito à posição que Deus o deu no lar.
2. .Idônea.
Esta palavra .idônea., em conexão com a palavra .ajudadora. é usada só estas duas vezes no Hebraico (v. 18, 20). A palavra é usada para complementar e enfatizar o tipo de ajuda que Deus pretende que a mulher seja para o homem. A palavra significa a mesma de .ajudadora. por isso não é sempre traduzida para português por varias editoras como uma outra palavra separada.
O dicionário Aurélio define a palavra .idônea. como próprio para alguma coisa; conveniente, adequado. Que tem condições para desempenhar certos cargos ou realizar certas obras.(Dicionário Aurélio Eletrônico).
A mulher física, emocional, espiritual e mentalmente tem inteiramente todas os ingredientes que ela precisa para ser esse auxílio adequado para o homem.
O homem não precisa de uma esposa sem opinião, pois ele tem animais de estimação para isso. Ele precisa de conselhos sábios a considerar em decisões. · O homem não precisa casar-se com um objeto sem sentimentos pois ele já tem bens materiais. Ele precisa de uma pessoa sensível com as suas próprias necessidades para respeitar e com a qual ele possa amadurecer. · Ele não precisa de uma cabeça, pois Deus é a cabeça de todo o homem (I Cor 11:3). Ele precisa de alguém com intenções amáveis e construtivas que o encoraje e estimule a ser tudo que Deus o criou para ser.
O mundo animal que Deus criou nos mostra o equilíbrio necessário para ter uma parte do par no lar capacitado diferentemente um do outro. Os machos, geralmente, têm a coloração mais brilhante que a das fêmeas. Isso não é porque os machos são mais importantes mas porque são as fêmeas que ficam nos ninhos, covas e os refúgios para cuidarem dos filhotes. Elas são uma ajuda para o lar sendo de uma coloração que assiste na camuflagem do ninho. São elas que treinam os filhotes a caçarem, se protegerem, etc. Muitos dos machos são coloridos para atrair atenção fora do ninho nas horas de perigo. São eles que trazem alimentação para o ninho. É claro que todas as espécies não funcionam igual, mas podemos observar todas e aprender lições importantes para o nosso próprio lar e o lugar que a mulher tem para ajudar no lar.
3. .Para ele.
A primeira responsabilidade da mulher é .para ele.. Ela foi criada .para ele. e é .para ele. que ela deve viver.
As responsabilidades da mulher do lar para com o homem do lar sujeitar-se a ele (Ef. 5:22,24; Cl 3:18; Tt 2:5; I Pd 3:1,5 o reverenciar - Ef 5:33 o amar - Tt 2:4. Sem dúvida, todas as mulheres devem ter seus próprios ideais sobre o que é ser um esposa e mãe perfeita. Todavia, estes ideais devem ser temperados com que o seu marido pensa do assunto. Ela tem a posição de esposa e mãe não para cumprir só o que ela entenda do assunto mas também para cumprir o que ele pense que uma mulher e mãe devam ser.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jogral

Sugestão de Estudo Bíblico Para Círculo de Oração (10 semanas)

Idéia de Trabalho Para Visitação com Mulheres